Pular para o conteúdo
Início » Carnes » Vaca atolada ou costela com mandioca na panela de pressão deliciosa e perfeita para o almoço ou jantar

Vaca atolada ou costela com mandioca na panela de pressão deliciosa e perfeita para o almoço ou jantar

  • por

Vaca atolada é um delicioso prato típico da cozinha mineira que é feito com costela bovina e mandioca. Fica incrivelmente saboroso e é perfeito para ser servido como prato principal de um almoço ou jantar. Siga o passo a passo e faça a melhor vaca atolada que você já provou na vida!

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Como fazer vaca atolada 

Para fazer vaca atolada vamos precisar de mandioca, costela bovina, bacon picado, alho, cebola, tomate, suco de ½ limão, açafrão, pimenta do reino, sal, cheiro verde, coentro, óleo ou azeite e água fervente. Primeiramente iremos temperar a costela bovina da vaca atolada com o alho, limão, açafrão, pimenta do reino e sal. Depois disso iremos seguir corretamente a sequência do passo a passo do preparo na panela de pressão, até a costela da vaca atolada estiver parcialmente cozida, vamos acrescentar a mandioca e deixar cozinhar por mais 15 minutos. Retirar do fogo, dispor em outra panela, polvilhar com cheiro verde e coentro  e servir essa suculenta vaca atolada!

Ingredientes da receita de vaca atolada 

  • ½ kg de mandioca (aipim ou macaxeira) 
  • 1 kg de costela bovina
  • 50 gramas de bacon picado
  • 5 dentes de alho 
  • 1 cebola 
  • 2 tomates 
  • Suco de ½ limão grande
  • 1 colher(sopa) de açafrão
  • 1 colher(café) de pimenta do reino 
  • Sal a gosto
  • Cheiro verde e coentro a gosto 
  • Óleo ou azeite a gosto 
  • Água fervente q.b. 

Modo de preparo

  1. Numa tigela coloque a costela, o alho, o suco de ½ limão, o açafrão, a pimenta do reino, o sal e misture bem para agregar todos os temperos.
  2. Na panela de pressão coloque o óleo ou azeite, o bacon picado, leve ao fogo médio, e deixe dourar bem, mas sem queimar. Retire o bacon frito e reserve. 
  3. Ainda na panela de pressão, adicione a costela temperada, e mexa bem deixando fritar de todos os lados.
  4. Assim que criar uma crostinha da carne refogada, coloque a cebola picada, e mexa bem para envolver em toda a carne. 
  5. Adicione o tomate, a metade do cheiro verde e do coentro e o bacon frito. Misture tudo muito bem, adicione água fervente q.b. ajuste o sal e tampe a panela. 
  6. Deixe no fogo médio, e quando levantar pressão, deixe cozinhar por 30 minutos. Depois desse tempo, abra a panela, nesse momento a costela estará quase cozida. 
  7. Acrescente a mandioca corta em cubos e sem o fio, coloque um pouco mais de água fervente, ajuste o sal novamente e tampe a panela. 
  8. Assim que levantar pressão deixe cozinhar por mais 15 minutos.  Retire do fogo, deixe a pressão sair, abra a panela e disponha numa outra panela para servir.
  9. Polvilhe o cheiro verde e o coentro e se delicie com essa incrível vaca atolada!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Frango crocante 1000 maravilhas, desse jeitinho você vai amar

Espetinho de frango maravilhoso

Coxinha da Asa ao molho, tradicional do churrasco americano

Receita de Coxinha e Molho Especial, pra curtir o domingo a noite, não tem pra ninguém

Tirinhas de frango maravilhosas, eu faço toda sexta a noite para a família

Rabada que desmancha, essa receita faz o vizinho aparecer na hora da janta

Dono de restaurante ensinou dica! Linguiça de um jeito diferente

Barriga de Porco Assada ao Barbecue

Receita de carne moída que tem um resultado surpreendente e que todo mundo ama

Benefícios do fígado bovino: use leite para deixar macio, saboroso e sem cheiro forte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *