Pular para o conteúdo
Início » Sem categoria » Cuscuz temperado feito com 15 minutos muito prático e delicioso

Cuscuz temperado feito com 15 minutos muito prático e delicioso

  • por

O cuscuz é um prato versátil, saboroso e nutritivo, que faz parte da cultura e da história de vários povos. Com essa receita incrível, você aprenderá a fazer um cuscuz delicioso,fácil e simples, que fica pronto em apenas 15 minutos, sendo uma ótima opção para o café ou para o lanche. Não perca tempo, confira a receita do Canal TETÉ CULINÁRIA e faça o divino cuscuz, que todos vão adorar!

Como fazer cuscuz

Para a receita de cuscuz, vamos adicionar em uma tigela o flocão e o sal, e mexer. Acrescentaremos a farinha de mandioca e vamos mexer um pouco mais, adicionando a água para umedecer o flocão, mexendo com uma colher. Vamos espalhar sobre a massa, 3 colheres de água, deixando descansar durante 10 minutos. Iremos temperar, pondo: as calabresas, tomate, a cebola, o pimentão e coentro ou cheiro-verde picado a gosto, fazendo uma mistura com esses ingredientes todos. Vamos transferir para uma cuscuzeira, seguindo com o cozimento, conforme o passo a passo. Por fim, iremos desenformar, cortar e degustar seu delicioso cuscuz!

Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!

Ingredientes da receita de cuscuz 

  • 2 xícaras (chá) de flocão de milho 
  • 1 xícara (chá) de água + 3 colheres (sopa)
  • 2 linguiças calabresas fininhas bem picadinhas
  • 1 pitada de sal
  • meio tomate maduro sem sementes picado 
  • meio pimentão picado 
  • coentro ou cheiro-verde picado (a gosto)
  • meia cebola média picadinha 
  • 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca 

Obs.: Use uma xícara de 240ml como padrão de medida nesta receita.

Modo de preparo

  1. Coloque numa tigela o flocão de milho e o sal, e mexa. 
  2. Acrescente a farinha de mandioca, que ajudará a dar consistência no cuscuz e mexa novamente. 
  3. Ponha a água para hidratar o flocão e, para não haver partes secas, misture bem. 
  4. Espalhe 3 colheres (sopa) de água sobre a mistura hidratada, lançando-a na massa. Aguarde repousar durante 10 minutos. 
  5. Após esse tempo, tempere o cuscuz, juntando: as calabresas, o tomate, a cebola, o pimentão e coentro ou cheiro-verde picado a gosto, misturando bem. 
  6. Passe para uma cuscuzeira, colocando água até a metade da sua capacidade. 
  7. Nivele sem pressionar, com as costas de uma colher. 
  8. Deixe cozinhar em fogo mínimo durante 12-15 minutos. Um truque é verificar assim que o cuscuz começar a chegar no ponto certo do cozimento, esperar mais 3 minutos, mantendo o fogo baixinho e desligando o fogo. 
  9. Tire do fogo e espere 2 minutos para só então desenformar da cuscuzeira. 
  10. Corte e aprecie seu magnífico cuscuz! Bom apetite!

Uma sugestão: você pode substituir a farinha de mandioca por polvilho azedo ou polvilho doce na mesma quantidade. Você pode também colocar pedacinhos de bacon frito na hora de temperar, fica uma delícia! E a calabresa fininha pode ser substituída pela calabresa tradicional, usando nesse caso, um gomo apenas.

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Aplique isso e acabe com as formigas: nunca mais veja esses insetos em casa ou no jardim

Sem forno! A famosa sobremesa que está enlouquecendo todo mundo! Com apenas 1 ovo!

Tortinhas de maçã: a receita mais fácil e saborosa sem precisar de forno

Quer um ovo frito mais saboroso e sofisticado? Basta adicionar 1 ingrediente que todos têm em casa!

Zero carboidrato! Como à vontade e ainda fico de bem com a balança!

Banoffee dos Sonhos: Uma Delícia Inesquecível

A novidade para este Natal! A sobremesa mais gostosa! Pronta em apenas 15 minutos!

Esse prato é presença garantida nas minhas festas! Todo mundo adora!

O melhor Pavê de Bis que já comi na vida

Rosca Natalina: Saborosíssima!! Uma delícia que não pode faltar no seu Natal.

GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *