Todo mundo já pensou, mas não necessariamente colocou em palavras uma das principais dúvidas do mundo da culinária, que é como amolar facas da forma correta. A dica de hoje dá a resposta para essa dúvida cruel e vai te mostrar como amolar facas de uma forma simples e sem enrolação, com os materiais e técnicas corretos para ter uma faca bem afiada e bem mais segura. Faça essa dica de como amolar facas e o resultado vai te surpreender!
Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.
Como saber se preciso amolar facas
O primeiro passo para aprender como amolar facas é poder analisar e identificar quando uma faca precisa ser amolada. Uma primeira opção é deixar a faca afastada do seu corpo, com o fio voltado para cima. Ao inclinar a faca para frente e para trás, se você vir que alguma luz reflete na lâmina, esse é um sinal de que ela está arredondada e precisa ser afiada. Outra opção é colocar o fio da lâmina apoiado sobre uma das suas unhas e, com muito cuidado, deslizar a faca, afastando da mão. Se a lâmina não agarrar na unha, ela precisa ser afiada.
Ingredientes da dica de como amolar facas
A verdade é que praticamente qualquer material áspero e duro pode ser usado para amolar facas. Uma pedra lisa de rio ou um bloco de cimento já são suficientes para dar um bom trato no fio. Certamente, usar uma lixa dágua posicionada seguramente numa superfície plana terá um resultado muito melhor e mais seguro. Nesse caso, prefira granulações entre 150 a 200. Mas a melhor opção sempre será usar pedras ou bastões diamantados. Compre pedras de amolar que tenha uma única granulação fina, e não aquelas mais baratas que tem duas granulações.
Modo de preparo
Coloque a pedra de amolar em cima de um pano úmido ou pedaço de borracha e deslize a faca sobre a pedra com um ângulo de 15° a 30°. Isso é o mesmo que colocar a faca na vertical e incliná-la para a metade desse ângulo duas vezes. Passe a faca na pedra por 10 vezes de cada lado, do cabo para a ponta da lâmina. Lembre de deixar a pedra e a faca sempre molhadas. Finalize passando a faca em um pedaço de couro ou um cinto, como se estivesse passando manteiga em um pão.
Dicas para cuidar da pedra de amolar
Ao amolar a faca, resíduos de metal são liberados e podem entupir a os poros da pedra, fazendo com que ela perca seu poder. Para isso é possível temperar a pedra, isto é, colocar vaselina em uma panela em banho-maria e colocar a pedra na vaselina assim que esta estiver derretida. Retire a pedra com cuidado depois de alguns minutos e deixe secar por completo, usando normalmente em seguida.
Guarde bem essa dica para poder trabalhar com mais segurança na cozinha agora que você sabe como amolar facas!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Jantar para uma semana! Faço uma vez e como os 7 dias! Para reduzir medidas! Duvido você enjoar!
Aprenda a preparar um irresistível bolo de berinjela sem farinha de trigo
Pavê de Bolacha Maisena: Uma Delícia Tradicional
Pernil assado douradinho, fica incrivelmente suculento
Aplique isso e acabe com as formigas: nunca mais veja esses insetos em casa ou no jardim
Sem forno! A famosa sobremesa que está enlouquecendo todo mundo! Com apenas 1 ovo!
Tortinhas de maçã: a receita mais fácil e saborosa sem precisar de forno
Quer um ovo frito mais saboroso e sofisticado? Basta adicionar 1 ingrediente que todos têm em casa!
Zero carboidrato! Como à vontade e ainda fico de bem com a balança!
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP