Que tal preparar para o seu lanche da tarde ou jantar, uma irresistível pizza caseira, bem recheada e saborosa? Com uma massa super fofa, que chega a desmanchar na boca, esta gostosura que é versátil, pois você pode rechear como desejar, vai agradar a todos os paladares! E o melhor, a massa não precisa ser sovada! Confira a receita do Canal Ana Zambrin, faça a gostosa pizza caseira e arrase!
Como fazer pizza caseira
Para a pizza caseira, faremos a massa, adicionaremos em uma vasilha: a água, o açúcar e o fermento, mexendo com uma colher para a completa dissolução. Na sequência, juntaremos: o óleo, o ovo, o sal, e gradualmente, a farinha, misturando continuamente com uma colher. Para a ativação do glúten, bateremos essa massa com uma colher, ou com um fouet, por 5 minutos. Iremos cobrir a massa com um guardanapo, para crescer por 10 minutos. Colocaremos a massa numa forma, untada com manteiga, alisaremos com as costas de uma colher, distribuindo bem na forma. Concluiremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e aproveite sua incrível pizza caseira!
Ingredientes da receita de pizza caseira
Para a massa
- ½ pacote de fermento biológico seco ou 5g (ou 25g de fermento fresco)
- 1 colher (chá) de sal
- 1 ovo inteiro
- 1 xícara (chá) de água filtrada (250ml)
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo sem fermento (ou 250g)
- 4 colheres (sopa) de óleo
Para o recheio
- azeitonas verdes sem caroço fatiadas
- 250g de queijo muçarela ralado
- 1 linguiça calabresa em rodelas
- tomatinho-cereja a gosto, cortado ao meio
- ¾ xícara (chá) de molho pronto de tomate
- orégano (a gosto)
Obs.: A medida da xícara é de 250ml.
Modo de preparo
Da massa
- Numa tigela, coloque primeiramente: a água, o açúcar e o fermento, misturando com uma colher para dissolver.
- Em seguida, entre com o óleo, o ovo, o sal, e aos poucos, a farinha de trigo, sempre mexendo com uma colher.
- Para ativar o glúten e garantir a fofura da massa, bata com, a colher mesmo, ou, se preferir, com um fouet, por 5 minutos.
- Cubra com um guardanapo limpo e aguarde crescer por 10 minutos.
- Numa forma (32cm x 22cm), untada com manteiga ou um fio de óleo, despeje a massa e nivele com a parte de trás de uma colher, espalhando bem na forma. Esta massa fica bem mole, é assim mesmo.
- Tampe novamente com o guardanapo, com cuidado para ele não grudar na massa e deixe descansar por mais 20-30 minutos, ou até dobrar de tamanho.
- Leve para pré-assar em forno pré-aquecido a 200°C, por 10 minutos.
- Retire do forno e para recheá-la, espalhe molho de tomate por cima da massa, seguido da muçarela ralada, espalhando bem.
- Em seguida, distribua as rodelas de calabresa, o tomatinho, as azeitonas e, para finalizar, polvilhe com orégano a gosto.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C, até dourar bem, por cerca de 20 minutos.
- Retire, sirva e deguste sua fantástica pizza caseira! Bom apetite!
Rendimento: 1 pizza grande.
Obs.: Você pode variar os recheios a gosto, usando os que mais gostar.
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Pernil assado douradinho, fica incrivelmente suculento
Aplique isso e acabe com as formigas: nunca mais veja esses insetos em casa ou no jardim
Sem forno! A famosa sobremesa que está enlouquecendo todo mundo! Com apenas 1 ovo!
Tortinhas de maçã: a receita mais fácil e saborosa sem precisar de forno
Quer um ovo frito mais saboroso e sofisticado? Basta adicionar 1 ingrediente que todos têm em casa!
Zero carboidrato! Como à vontade e ainda fico de bem com a balança!
Banoffee dos Sonhos: Uma Delícia Inesquecível
A novidade para este Natal! A sobremesa mais gostosa! Pronta em apenas 15 minutos!
Esse prato é presença garantida nas minhas festas! Todo mundo adora!
O melhor Pavê de Bis que já comi na vida
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP