A folha de louro, facilmente encontrada em supermercados, possui propriedades antimicrobianas e antifúngicas, podendo atuar contra bactérias e fungos, além de ajudar no tratamento de infecções urinárias e problemas gastrointestinais.
O chá de folha de louro também pode auxiliar no controle da diabetes tipo 2, na regulação do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares, tumores e problemas respiratórios.
Além disso, o chá pode aliviar dores e melhorar a capacidade cognitiva, sendo recomendado tomá-lo pela manhã diariamente.
Benefícios da folha de louro
Calmante natural
A presença de linalol, um tipo de óleo essencial, no louro, o confere propriedades com efeito calmante que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.
Potencial de uso contra o câncer
Um estudo concluiu que o extrato da folha de louro é uma opção natural capaz de eliminar células cancerígenas, auxiliando a apoptose (a morte celular programada).
Ajuda a regular diabetes
De acordo com um outro estudo, tomar todos os dias cápsulas que contêm de um a três gramas de folha de louro pode ajudar a diminuir e a controlar os níveis de glicose e colesterol em pessoas com diabetes. Isso ocorre, provavelmente, porque as folhas de louro contêm polifenóis, que são poderosos antioxidantes. Esta informação promissora indica que a folha de louro pode ajudar a regular e até prevenir o diabetes e outras doenças cardiovasculares.
Pode tratar feridas
Alguns estudos mostraram que as propriedades curativas do extrato da folha de louro podem reduzir a inflamação de feridas. Apesar desses experimentos terem sido realizados em ratos, as cientistas imaginam que em humanos o efeito seja semelhante. Se assim for, a antiga tradição de usar folha de louro para curar feridas tem finalmente uma prova científica.
Trata pedras nos rins
Um estudo analisou o efeito do extrato de folha de louro sobre pedras dos rins. Como resultado, concluiu-se que, juntamente com oito outras ervas medicinais tradicionais, a folha de louro foi capaz de reduzir a quantidade de urease no organismo. Isso significa que ela tem potencial para auxiliar o tratamento de pedras nos rins e reduzir a retenção de líquidos.
Auxilia tratamento de convulsão
Textos antigos referem-se à folha de louro como um remédio para convulsões. Um estudo realizado em ratos mostrou que essa prática pode ter respaldo científico. Isso porque o extrato da folha de louro foi eficaz contra convulsões.
Chá de louro para o estômago
A infusão de louro é usada para aliviar dores de estômago ou cólica. Tal uso é justificado pois ele tem ação anti-inflamatória, promove a digestão e ajuda a expelir os gases do trato gastrointestinal.
Use de três a quatro folhas para preparar o chá de folhas de louro. Deixe a folha de louro na água fervente por cerca de dez minutos e tome entre duas ou três xícaras ao dia.
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP