Pular para o conteúdo
Início » Sem categoria » Aprendi essa receita de nhoque de batata com um chef italiano e é maravilhosa

Aprendi essa receita de nhoque de batata com um chef italiano e é maravilhosa

  • por

Que tal aprender a preparar um magnífico nhoque de batata, que é de comer rezando? Com essa receita, você aprenderá os truques e segredos para preparar o melhor nhoque da sua vida, de forma rápida e prática! O resultado é um nhoque leve e delicado, que derrete na boca! Confira a receita do Canal SABOR DE FESTA – Chef Álvaro Rodrigues e faça o divino nhoque de batata, que vai arrasar!

Como fazer nhoque de batata

Para o nhoque de batata, começaremos preparando as batatas para a utilização na receita e para isso seguiremos o passo a passo. Colocaremos a batata fria amassada numa vasilha e juntaremos a ricota fresca passada pela peneira, o parmesão ralado, a semolina de trigo, a pimenta-branca moída, a flor de sal, a noz-moscada ralada e o ovo ligeiramente batido, então vamos mexer com uma colher. Juntaremos salsinha picada e a metade da farinha, amassando com as mãos. Passaremos a massa para uma bancada, sovando bem com as mãos. Finalizaremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e aprecie seu maravilhoso nhoque de batata!

Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!

Ingredientes da receita de nhoque de batata

  • 1 e ⅓  xícara (chá) de batatas cozidas/espremidas (300g) 
  • 1 e ⅔  xícara (chá) de ricota fresca passada pela peneira (200g) 
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (40g) 
  • ¼ xícara (chá) semolina de trigo ou sêmola de grano duro (40g) 
  • 1 ovo grande levemente batido (total líquido de 50g) 
  • 1 colher (chá) de flor de sal
  • 1 pitada de pimenta-branca moída 
  • 1 pitada de noz-moscada ralada na hora 
  • 2 colheres (sopa) cheias de salsa e/ou cebolinha frescas e bem picadas 
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada (120g)

Obs.: A medida da xícara utilizada no preparo desta receita é de 240ml.

Modo de preparo

  1. Primeiramente, prepare as batatas que serão utilizadas nessa receita. Para isso, cozinhe-as em água e um pouco de sal, escorra a água, deixe secar um pouco, por cerca de 3-4 minutos e em seguida, esprema num espremedor ou, se não tiver, passe-as por uma peneira. Feito isso, espalhe numa bancada ou assadeira para esfriar. Nunca utilize batas quentes para preparar o nhoque, pois certamente a massa ficará mole.
  2. Adicione as batatas amassadas já frias numa tigela, acrescente a ricota fresca passada pela peneira, o queijo parmesão ralado, a semolina de trigo, a pimenta-branca moída, a flor de sal, a noz-moscada ralada na hora e o ovo ligeiramente batido, misturando tudo com o auxílio de uma colher.
  3. Ponha a salsinha picada e em seguida a metade da farinha de trigo, colocando literalmente as mãos na massa, para amassá-la.
  4. Após amassar bem, coloque mais um pouco de farinha, passe a massa para uma bancada e vá sovando, pressionando a massa. O ponto da massa é quando ela fica bem lisinha, macia e homogênea. É fundamental acrescentar a farinha de trigo aos poucos, podendo ocorrer de não precisar colocar ela toda, se a sua massa já der o ponto.
  5. Faça uma bola com a massa e corte-a em 4 partes, para facilitar.
  6. Pegue uma dessas partes, retire uma porção de massa, salpique um pouco de farinha e molde um rolinho. Faça isso com o restante da massa, moldando rolinhos e reservando.
  7. Na sequência, alinhe os seus rolinhos, deixando-os um ao lado do outro e vá cortando todos juntos, para ficarem do mesmo tamanho.
  8. Passe uma espátula “pegando” os nhoques por baixo e soltando cuidadosamente de novo na bancada, para se desprenderam. Em seguida, coloque parte deles em uma panela com água fervente e sal para cozinhar, mexendo suavemente com uma colher de pau.
  9. Quando os nhoques “subirem”, retire-os imediatamente com uma escumadeira. Se não for consumir de imediato, passe-os para um recipiente com água gelada, para dar um choque térmico. Repita o processo, até terminarem os nhoques.
  10. Após esfriarem na água gelada, retire-os novamente com a escumadeira e passe para um refratário de vidro, regando com um fio de azeite para permanecerem soltinhos.
  11. Prontinho! Acrescente um molho quentinho de sua preferência, polvilhe parmesão ralado e sirva seu espetacular nhoque de batata!

Dicas adicionais:

Se possível utilize as batatas do tipo Astérix e para medir as batatas cozidas e espremidas na xícara você deverá pressionar bem.

A semolina de trigo poderá ser substituída por farinha de arroz ou por amido de milho. O mesmo poderá ser feito para substituirmos a farinha de trigo da receita. Neste caso, o nhoque não será apropriado para o congelamento.

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Pavlova de Morango Natalina: Uma Sobremesa Irresistível

Natillas com Canela, receita espanhola que deixa todo mundo babando, RENDE MUITO

Bolo de abacaxi com coco e cobertura: É prático e super delicioso

Coloco farinha + água fervente! Não me canso de cozinhar! Você nunca viu uma preparação assim!

Bolo simples e fofinho super econômico e bem fácil de fazer

Abacachoffee a combinação exótica de abacaxi com café que vai surpreender seu paladar

Esta receita tem mais de 100 anos! É o bolo mais fofinho do mundo e derrete na boca!

Meus filhos adoram! Biscoitos macios de limão que derretem na boca! Uma delícia refrescante!

Pastelzinho de Belém feito com poucos ingredientes e sem mistério, essa receita veio direto de Portugal

Com apenas 1 ovo! Faço esse Biscoitão de Polvilho Assado

GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *