Pular para o conteúdo
Início » Peixes / Frutos do mar » Bacalhoada portuguesa uma delícia que não pode faltar na sua Páscoa

Bacalhoada portuguesa uma delícia que não pode faltar na sua Páscoa

  • por

A bacalhoada portuguesa é uma iguaria que tem o seu lugar na culinária brasileira, por ser um prato de tradição e sabor riquíssimo. Regada a bastante azeite e com legumes com sabores e pontos distintos, a bacalhoada à portuguesa não deixa nada a desejar: é explosão de sabor do começo ao fim!

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Como fazer bacalhoada portuguesa

Para fazer essa bacalhoada portuguesa vamos precisar de ingredientes que você deve ter na sua casa como bacalhau sem espinhas dessalgado, batata, pimentão amarelo, pimentão vermelho, pimentão verde, cebola, alho, azeitona verde, azeitona preta, tomate, azeite, cheiro-verde, e ovo. O modo de preparo é simples: cozinhamos as batatas e o bacalhau, salteamos os legumes e reservamos tudo. Em um refratário untado com azeite, alternamos camadas de batata, bacalhau, legumes salteados, azeitonas, tomate, cheiro verde e regamos com azeite entre camadas. Finalizamos com ovo e assamos por 30 minutos. Depois é só provar essa maravilha!

Ingredientes da receita de bacalhoada portuguesa

  • 2 kg de bacalhau sem espinhas dessalgado
  • 6 batatas médias
  • 1 e 1/2 pimentão amarelo em tiras
  • 1 e 1/2 pimentão vermelho em tiras
  • 1 e 1/2 pimentão verde em tiras
  • 1 cebola em rodelas
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 1 xícara de chá de azeitonas verdes
  • 1 xícara de chá de azeitonas pretas
  • 2 tomates em rodelas
  • azeite e cheiro-verde a gosto
  • 3 ovos cozidos em rodelas

Modo de preparo

  1. Descasque as batatas, fatie em rodelas com aproximadamente meio dedo de espessura e cozinhe em água salgada abundante até ficarem firmes. Escorra e reserve.
  2. Em uma panela, coloque o bacalhau e cubra com água, levando ao fogo para cozinhar até o bacalhau começar a desmanchar.
  3. Escorra o bacalhau cozido e, com cuidado, verifique se não há nenhuma outra espinha no peixe.
  4. Noutra panela, frite o alho em azeite até dourar. Adicione os pimentões e deixe refogar.
  5. Quando os pimentões murcharem, coloque a cebola e refogue até que ela murche também. Reserve os legumes salteados.
  6. Em um refratário untado com azeite, alterne camadas de batatas, bacalhau, legumes salteados, azeitonas, tomates e cheiro verde, regando com azeite entre camadas.
  7. Finalize com as rodelas de ovo cozido e leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos.
  8. Depois, basta retirar do forno e saborear essa maravilha!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Peixada simples e fácil de fazer uma delícia para servir no almoço ou jantar

Bacalhau natalino

Peixe empanado diferente com casquinha macia e saborosa de 2 ingredientes

Nunca mais fritei peixe depois dessa receita deliciosa de peixe ao forno

Não faça peixe frito antes de ver essa receita

Peixe frito na AirFryer pronto em 7 minutos muito saboroso e fácil de fazer

Filé de tilápia ao molho cremoso uma receita leve e deliciosa para agradar toda a família

Peixe frito sequinho e saboroso feito com ingredientes simples que você tem em casa

Peixe empanado diferente e delicioso para variar o cardápio do dia a dia

Peixe frito de quiosque de praia bem crocante e sequinho para fazer em casa