O bife à parmegiana é uma das receitas clássicas da culinária italiana que é apreciada por muita gente. É a escolha ideal de acompanhamento para um almoço ou um jantar. Confira o passo a passo dessa receita do Canal Alessandro Dutra do Nascimento e faça bife à parmegiana, é divino!
Como fazer bife à parmegiana
Para fazer bife à parmegiana iremos precisar para o molho de tomates, alho picado, azeite, açúcar, colorau, água, sal e pimenta calabresa. Para temperar a carne do bife à parmegiana vamos utilizar contra filé bovino, pimenta do reino e sal grosso com ervas. Para empanar o bife à parmegiana iremos utilizar farinha de rosca, ovos batidos e óleo para fritar. Para a finalização do bife à parmegiana vamos precisar de mussarela, queijo parmesão ralado e orégano. Para dar continuidade na receita de bife à parmegiana iremos seguir corretamente o passo a passo de todos os preparos para que o resultado seja um sucesso. Depois disso é só servir bem quentinho o mais sensacional bife à parmegiana do mundo!
Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.
Ingredientes da receita de bife à parmegiana
Para o molho
- 1 kg de tomates picados sem pele com as sementes
- 3 dentes de alho picado
- 1 colher(sopa) de azeite
- 1 colher(chá) de açúcar
- 1 colher(chá) de colorau
- Água fervente o quanto baste
- Sal e pimenta calabresa a gosto
Para o tempero do bife
- 1 kg de contra filé bovino
- Pimenta do reino a gosto
- Sal grosso com ervas a gosto
Para empanar o bife
- 3 copos(americano) de farinha de rosca
- 2 ovos batidos com uma pitada de sal
- Óleo o quanto baste para fritar
Para finalização
- 6 fatias de mussarela
- Queijo parmesão ralado a gosto
- Orégano a gosto
Modo de preparo
Do molho
- Coloque numa panela, em fogo médio, o azeite e o alho e deixe dourar bem. Adicione o colorau, os tomates cortados em cubos, e deixe refogar muito bem.
- Acrescente o sal, o açúcar, a pimenta calabresa, misture bem, coloque a água fervente até cobrir os tomates, e deixe cozinhar até os tomates desmancharem.
- Retire do fogo e reserve.
Do tempero do bife
- Coloque os bifes numa tigela, adicione o sal grosso com ervas, a pimenta do reino e misture bem para envolver todos os temperos.
Do empanar
- Passe os bifes no ovo batido com uma pitada de sal e empane bem na farinha de rosca.
- Frite os bifes em óleo quente, fogo médio e deixe dourar de ambos os lados. Remova o excesso de óleo em papel toalha e disponha numa travessa.
Da finalização
- Coloque uma camada de molho num refratário, disponha os bifes um ao lado do outro, cubra com a mussarela fatiada e polvilhe orégano a gosto.
- Disponha o restante do molho de tomate, polvilhe queijo parmesão ralado e leve para gratinar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 15 minutos.
- Retire do forno e se delicie com esse suculento bife à parmegiana!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Croquete de Feijão: Depois que eu aprendi essa receita, eu só faço dessa forma
Jantar para uma semana! Faço uma vez e como os 7 dias! Para reduzir medidas! Duvido você enjoar!
Aprenda a preparar um irresistível bolo de berinjela sem farinha de trigo
Pavê de Bolacha Maisena: Uma Delícia Tradicional
Pernil assado douradinho, fica incrivelmente suculento
Aplique isso e acabe com as formigas: nunca mais veja esses insetos em casa ou no jardim
Sem forno! A famosa sobremesa que está enlouquecendo todo mundo! Com apenas 1 ovo!
Tortinhas de maçã: a receita mais fácil e saborosa sem precisar de forno
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP