Este bolo é perfeito para o Natal e o Ano-Novo. Ele lembra o sabor tradicional do panetone, fica macio, úmido e já sai do forno com o recheio cremoso no interior, sem necessidade de rechear depois. Uma receita prática, bonita e muito saborosa, ideal para servir na ceia, no café da manhã ou até para presentear.
Ingredientes
Recheio Cremoso
-
2 gemas (passadas pela peneira)
-
2 xícaras (chá) de leite
-
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
-
1/2 xícara (chá) de amido de milho
-
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
-
1 colher (chá) de essência de baunilha
Massa do Bolo
-
4 ovos
-
1 xícara (chá) de açúcar
-
1 xícara (chá) de leite
-
4 colheres (sopa) de manteiga derretida sem sal
-
1 colher (chá) de essência de panetone
-
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
-
1/2 xícara (chá) de uvas-passas
-
1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas
-
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de Preparo
Recheio
Em uma panela, misture o leite com o amido de milho até dissolver completamente. Acrescente as gemas peneiradas, o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até obter um creme bem espesso e consistente. Retire do fogo e deixe esfriar completamente, cobrindo com plástico em contato com o creme para evitar a formação de película.
Massa
Em uma tigela, misture os ovos, o açúcar e a manteiga com um fouet até obter um creme homogêneo. Acrescente a farinha de trigo peneirada e o leite aos poucos, alternando, até formar uma massa lisa. Incorpore delicadamente as uvas-passas, as frutas cristalizadas e a essência de panetone. Por último, adicione o fermento e misture suavemente.
Montagem e Assamento
Unte e enfarinhe uma forma média. Coloque metade da massa na forma e espalhe bem. Com o recheio já frio, distribua-o sobre a massa com o auxílio de uma manga de confeitar ou colher. Cubra com o restante da massa e nivele. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar e firmar no centro.
Finalização
Após assar, retire do forno e deixe amornar antes de servir. Se desejar, finalize polvilhando açúcar de confeiteiro. O bolo fica macio, amanteigado e com um recheio cremoso que traz todo o sabor do Natal.
Dica
Caso prefira, as frutas cristalizadas e as uvas-passas podem ser substituídas por gotas de chocolate.
Armazenamento
Conserve o bolo em local fresco, bem tampado, por até 5 dias para manter a maciez.
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP





