Pular para o conteúdo
Início » Sem categoria » Canjiquinha com carne de porco: uma receita mineira deliciosa para o seu fim de semana

Canjiquinha com carne de porco: uma receita mineira deliciosa para o seu fim de semana

  • por

A canjiquinha com carne de porco é um prato tradicional da culinária brasileira, que combina a textura única da canjiquinha com a suculência da carne de porco, resultando em um prato cheio de sabor. Confira o passo a passo e faça essa canjiquinha com carne de porco top das galáxias!

Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.

 Como fazer canjiquinha com carne de porco

Para fazer canjiquinha com carne de porco iremos utilizar alho, suco de limão, costelinha de porco, sal e pimenta do reino. Iremos misturar os ingredientes e deixar marinar por 30 minutos. Em seguida vamos cozinhar a canjiquinha na água e sal até ficar bem macia. Para dar continuidade no preparo da canjiquinha com carne de porco, teremos que seguir a sequência do passo a passo do preparo do refogado da costelinha para que o resultado seja perfeito. Depois disso, iremos misturar a costelinha cozida com a canjiquinha, deixar ferver, retirar do fogo, polvilhar cheiro verde e saborear cada colherada deliciosa dessa maravilha de canjiquinha com carne de porco!

Ingredientes da receita de canjiquinha com carne de porco 

Para a temperar a costelinha 

  • 2 dentes de alho amassados 
  • Suco de ½ limão 
  • 1 kg de costelinha de porco
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Para a canjiquinha 

  • 1 ½ litro de água quente 
  • 1 ½ xícara(chá) de canjiquinha 
  • Sal a gosto 

Para refogar a costelinha 

  • 3 pimentas biquinho
  • ½ pimenta dedo de moça sem as sementes 
  • 3 dentes de alho 
  • 1 cebola picada
  • 150 gramas de bacon picado 
  • 1 tomate picado 
  • Pimentão picado a gosto 
  • 1 colher(chá) de colorau
  • 1 colher(chá) de páprica picante
  • Cheiro verde a gosto 
  • Água quente o quanto baste 

Modo de preparo

Do tempero da costelinha 

  1. Numa tigela tempere a costelinha com alho amassado, sal, suco de limão e pimenta do reino. Misture bem para agregar todos os temperos e deixe marinar por 30 minutos. 

Da canjiquinha 

  1. Na panela de pressão coloque a canjiquinha lavada e escorrida, o sal e água quente. Tampe a panela e assim que iniciar pressão deixe cozinhar por 10 minutos. 
  2. Retire do fogo, deixe a pressão sair naturalmente e reserve. 

Do refogado da costelinha 

  1. Em outra panela de pressão, coloque o bacon picado, leve ao fogo médio e deixe fritar bem. Adicione o alho, a cebola, a pimenta dedo de moça picadas e a pimenta biquinho.
  2. Acrescente a costela, misture para agregar e deixe refogar por 15 minutos. Coloque o tomate picado, a água quente até cobrir a costela, o colorau e a páprica picante.
  3. Ajuste o sal, tampe a panela, assim que abrir pressão, deixe cozinhar por 15 minutos. 
  4. Retire do fogo, deixe sair a pressão e misture a costelinha cozida na panela onde está a canjiquinha.
  5. Misture tudo muito bem para envolver, se necessário coloque um pouco de água, para ficar uma mistura mais liquida, e deixe ferver por 2 minutos.
  6. Retire do fogo e polvilhe cheiro verde a gosto. 
  7. Sirva em seguida essa suculenta canjiquinha com carne de porco!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Docinho sem açúcar delicioso feito com 3 ingredientes

É só jogar naftalina no pó de café e você não vai acreditar! É incrível o que acontece!

BATE TUDO NO LIQUIDIFICADOR! Bolo pamonha já sai recheado do forno.

Bolo de Frutas Geladinho, receita rápida e de dar água na boca

Sobremesa Rápida de 2 ingredientes: Bateu, gelou, tá pronta.

A melhor receita da vovó! Rosquinha Caseira: Não dá pra comer uma só.

Mexidão de Legumes, essa receita aproveita tudo que tem na geladeira e vira um prato sem palavras

Zero carboidrato! Pode comer à vontade e ainda ajuda a secar! Delícia sem farinha, fácil e rápida

Bolo Salgado Perfeito: Coloque uma batata na massa e veja o resultado

A receita desse frango é tão deliciosa que faço toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *