A caponata de berinjela é uma receita fácil e bem saborosa, que você faz na véspera e guarda na geladeira. Conforme vai servindo, você percebe que ela fica ainda mais gostosa. A caponata de berinjela pode ser servida acompanhada do pão de sua preferência, com um arrozinho branco ou no macarrão. Faça hoje mesmo a caponata de berinjela e prove essa delícia!
Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.
Como fazer caponata de berinjela
Para fazer a receita de caponata de berinjela, precisaremos dos seguintes ingredientes: berinjelas, cebola, alho, pimenta-de-cheiro, pimentão vermelho, pimentão amarelo, pimentão verde, azeitonas verdes, orégano, azeite, sal, pimenta-do-reino, molho inglês e vinagre e sal (para deixar a berinjela de molho). O preparo da caponata de berinjela é bem simples: pique as berinjelas em cubos, colocando-as em uma vasilha com algumas gotas de vinagre e sal (para evitar o amargor). Reserve. E, enquanto isso, fatie os dentes de alho e corte as cebolas em cubos. Pique, também em cubos, a pimenta-de-cheiro e os pimentões, desprezando as sementes. Escorra a água das berinjelas e junte-as aos demais temperos, misturando em uma fôrma refratária. Tempere a mistura com sal, pimenta, molho inglês e orégano. Regue com bastante azeite e leve ao forno baixo pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Verifique se os ingredientes estão bem cozidos, tire do forno, regue com mais azeite e junte as azeitonas. Depois de fria, leve sua caponata de berinjela à geladeira.
Fazendo na véspera ela fica mais saborosa. Agora é só servir e aproveitar essa maravilha de caponata de berinjela!
Ingredientes da receita de caponata de berinjela
- 3 berinjelas lavadas e secas
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho fatiados
- 3 pimentas-de-cheiro
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- 1 pimentão verde
- 1 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço fatiadas
- orégano
- azeite de oliva
- sal
- pimenta-do-reino a gosto
- molho inglês
- vinagre e sal (para deixar a berinjela de molho)
Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Pique as berinjelas em cubos.
- Adicione-as em uma vasilha com algumas gotas de vinagre e sal (para evitar que fiquem amargando no final do cozimento).
- Reserve.
- Nesse meio tempo, fatie os dentes de alho e corte em cubos a cebola.
- Pique em cubos, os pimentões e a pimenta-de-cheiro, desprezando as sementes.
- Tire a água da berinjela, escorrendo-a.
- Adicione ao restante dos ingredientes em uma fôrma refratária.
- Use o sal, a pimenta, o molho inglês e o orégano para temperar.
- Regue com bastante azeite.
- Leve ao forno pré-aquecido, em fogo baixo, por aproximadamente 30 minutos.
- Abra o forno e veja se os ingredientes estão cozidos (cuidado para não queimar).
- Tire do forno, junte as azeitonas e regue com mais azeite.
- Aguarde esfriar e leve à geladeira.
- Faça sempre na véspera e sirva no dia seguinte acompanhada de pão francês, sírio, italiano, torradas, etc.
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Essa salada de acelga não pode faltar na sua casa, é maravilhosa
Uma famosa chef de cozinha me ensinou como fazer conserva de tomate seco
Salada de repolho com creme de leite
Salada de repolho americana fácil e deliciosa perfeita para servir nos dias mais frios
Salpicão de repolho cremoso e delicioso perfeito para a entrada do almoço em família
Salada de repolho cremoso e fácil de fazer é só misturar todos os ingredientes e servir
Salada de chuchu diferente e deliciosa para servir na entrada do almoço ou jantar
Vinagrete para churrasco: uma receita simples e fácil que sempre faz sucesso
Abobrinha refogada simples e deliciosa para o seu almoço ou jantar
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP