Você já provou a cuca gaúcha, uma sobremesa típica do sul do Brasil, que conquista todos os paladares? Essa delícia é feita com uma massa fofinha, um recheio cremoso de doce de leite e uma farofa crocante por cima. É de dar água na boca e pode acompanhar seu café ou chá! Confira a receita do Canal Da terra, faça a irresistível cuca gaúcha e receba os elogios!
Como fazer cuca gaúcha
Para a cuca gaúcha, utilizaremos: açúcar, leite em pó, manteiga ou margarina, leite, fermento biológico seco, ovos, essência de baunilha, sal e farinha de trigo. Vamos fazer a massa misturando os ingredientes, menos a farinha de trigo, que colocaremos aos poucos, até formar uma massa pesada que não caia facilmente da colher. Deixaremos a massa descansar coberta com um pano por uns 30-50 minutos, para crescer. Enquanto isso, vamos preparar a farofa com a mistura dos ingredientes. Vamos espalhar o recheio por cima da massa, colocar a farofa por cima, e levar ao forno para assar por uns 35 minutos. Vamos tirar do forno, servir e aproveitar sua maravilhosa cuca gaúcha!
Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.
Ingredientes da receita de cuca gaúcha
Da cuca
- 1 envelope de fermento biológico seco
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 2 ovos inteiros
- 2 colheres (sopa) de leite em pó
- 1 copo (requeijão) de leite integral
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga ou margarina
- 450g de farinha de trigo (aproximadamente)
Para a farofa
- 2 colheres (sopa) de margarina
- ½ copo (requeijão) de açúcar
- ½ copo (requeijão) de farinha de trigo
Para o recheio
- outras opções: goiabada ou chocolate em pedaços, ou frutas secas
- doce de leite (o quanto baste)
Modo de preparo
Da cuca
- Em uma vasilha, dissolva bem o açúcar no leite. Junte o fermento biológico e misture mais um pouco.
- Adicione os ovos, a manteiga ou margarina, o leite em pó, o sal e a essência de baunilha. Bata tudo com um fouet até ficar bem homogêneo.
- Se você não tiver leite em pó, pode usar + uma colher (sopa) de manteiga ou margarina. A essência pode ser a que você preferir, ou raspas de limão, ou de laranja.
- Vá colocando a farinha aos poucos, mexendo bem com uma colher de pau, até obter o ponto da massa.
- O ponto certo é de uma massa pesada, lisa, que caia lentamente da colher.
- Transfira essa massa para uma forma retangular (30cm x 24cm) já untada com óleo.
- Utilize um guardanapo limpo para cobrir, aguarde crescer em um lugar quente, como, por exemplo, no forno desligado ou dentro do micro-ondas desligado por cerca de 30-50 minutos.
Da farofa
- Numa vasilha junte a margarina, o açúcar e a farinha de trigo. Amasse tudo com as mãos até formar uma farofa de consistência úmida.
Montagem
- Espalhe doce de leite sobre a massa como desejar.
- Utilize a farofa para cobrir e nivele bem para ficar homogênea. Asse em forno pré-aquecido a 180°C, por uns 35 minutos.
- Para a superfície ficar tostada, nos 5 minutos restantes, aumente a temperatura.
- Tire do forno, aguarde esfriar um pouco, sirva e deguste sua deliciosa cuca gaúcha!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Torta Tropical: eu sempre faço pra servir na Ceia de Natal, o sabor é maravilhoso!
Essa é uma das minhas receitas QUERIDINHAS, faço SEMPRE quando posso
Bolo CHAMA-FAMÍLIA, esse é o QUERIDINHO de todos aqui em casa
Bolo de coco sem farinha de trigo sem óleo, úmido e fofinho
Quando eu faço esse bolo em casa não sobra uma só fatia
Bolo de Banana Invertido: Receita Super Simples com Apenas 1 Ovo e 2 Bananas
O famoso bolo de LARANJA que está enlouquecendo o mundo, derrete na boca
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP