Você quer aprender a fazer um fígado acebolado que vai deixar todos com água na boca? Então vai amar essa receita, com um truque bem fácil e eficaz. A carne fica com maciez e suculência incomparáveis, chegando a derreter na boca e sem aquele gosto forte! Confira a receita do Canal Cozinha da Li Oliveira e faça ainda hoje o incrível fígado acebolado, que será um sucesso!
Como fazer fígado acebolado
Para o fígado acebolado, precisaremos de: água, fígado de boi, suco de ½ limão, louro, alho picado, banha de porco ou manteiga, cebolinha picada, sal, cebola, pimentão verde e leite. Iniciaremos fatiando os bifes de fígado em tirinhas, colocaremos numa vasilha, adicionaremos o leite, vamos misturar e manter de molho na geladeira durante meia hora. Vamos tirar, lavar bem numa peneira e escorrer todo o líquido. Seguiremos o passo a passo do preparo na frigideira, até que o líquido se reduza e comece a fritar, então juntaremos a cebola, o pimentão e a água também. Manteremos no fogo o fígado até que reduza o líquido, vamos tirar, servir e saborear seu apetitoso fígado acebolado!
Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!
Ingredientes da receita de fígado acebolado
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- suco de ½ limão
- 1 cebola grande cortada em meia lua
- 1 colher (sopa) cheia de banha de porco ou manteiga
- 100ml de água filtrada
- 1 colher (sopa) de cebolinha picada
- 1kg de fígado de boi cortado em bifes e sem as membranas
- 1 pimentão verde cortado em tirinhas
- 250ml de leite
- 3 folhas de louro
- 6 dentes de alho picado
Modo de preparo
- Fatie os bifes de fígado em tirinhas, coloque numa vasilha, junte o leite, mexa bem e mantenha de molho na geladeira por meia hora.
- Em seguida, tire da geladeira, pegue uma peneira para passar e lavar o fígado em água corrente para tirar o leite que tirou o gosto forte do fígado.
- Coloque novamente na peneira para escorrer o que restou da água e deixe reservado
- Numa vasilha, ponha o louro, o fígado que foi lavado e escorrido, o alho picadinho, o suco de limão, mexa tudo e espere marinar durante 10 minutos.
- Nesse momento, não adicione o sal, senão o fígado vai se desidratar, endurecendo no instante de fritar.
- Ponha a banha ou manteiga em uma frigideira, aguarde derreter, acrescente o fígado que ficou marinando, coloque em fogo alto, misturando por vezes, para dourar por igual. Não coloque o sal ainda, apenas quando o fígado mudar de cor.
- Acrescente o sal somente quando o fígado ficar sem a cor rosada, e mexa para incorporar. Cozinhe e deixe corar no líquido que a carne soltará.
- Quando o líquido secar bem, deixe no fogo, mas sem parar de mexer, para dourar por igual e não ficar queimado.
- Quando todo o líquido secar e o fígado for “fritando”, sem queimar, estará no ponto certo.
- Junte a cebola cortada em meia lua e vá refogando mais um pouco. Acrescente o pimentão em tirinhas e continue refogando, adicione a água e cozinhe até toda a água secar, misturando por vezes.
- Em seguida, tire do fogo e salpique a cebolinha picada, mexendo para agregar.
- Agora você já pode servir e apreciar seu saboroso fígado acebolado!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Depois que aprendi essa receita só faço costelinha de porco assim
Pernil Glacê essa receita é a mais esperada da noite de Natal nas festas da minha família.
Frango crocante 1000 maravilhas, desse jeitinho você vai amar
Espetinho de frango maravilhoso
Coxinha da Asa ao molho, tradicional do churrasco americano
Receita de Coxinha e Molho Especial, pra curtir o domingo a noite, não tem pra ninguém
Tirinhas de frango maravilhosas, eu faço toda sexta a noite para a família
Rabada que desmancha, essa receita faz o vizinho aparecer na hora da janta
Dono de restaurante ensinou dica! Linguiça de um jeito diferente
Barriga de Porco Assada ao Barbecue
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP