Se você já ouviu falar desse clássico da culinária italiana, feito com gemas de ovos, queijo e bacon, provavelmente já ouviu falar que é um prato muito difícil de fazer. Esqueça isso! Hoje você aprenderá uma receita muito simples e também muito deliciosa de macarrão à carbonara. Confira a receita agora mesmo e aproveite!
Quer aprender a preparar uma receita deliciosa? Vem comigo que eu te mostro o passo a passo e todos os ingredientes necessários. Tenho certeza de que você vai adorar e incluir essa delícia no seu cardápio. Siga as instruções abaixo e sucesso garantido! Ah, e não esqueça de compartilhar suas adaptações nos comentários.
Como fazer macarrão à carbonara
O macarrão à carbonara é um prato feito tradicionalmente com uma massa longa, por exemplo espaguete ou bucatini, com um molho feito de gemas de ovos, queijo parmesão ou pecorino e bacon. A ideia é que o queijo derreta completamente, misturando-se às gemas e um pouco da água do cozimento, formando um molho cremoso e homogêneo. Geralmente é nesse passo que as pessoas encontram um pouco de dificuldade, e para que isso não ocorra, apresentamos para você uma versão em que fazemos uma base de molho bem saborosa que deixará o preparo muito mais fácil e saboroso!
Ingredientes da receita de macarrão à carbonara
- 1 pacote de massa longa (espaguete, fettucine, entre outros)
- 1 pote de nata
- 1 xícara de chá de caldo de legumes
- 1 colher de sobremesa de vinagre branco
- 3 colheres de sopa de açafrão-da-terra ou cúrcuma em pó
- 3 dentes de alho picados
- ½ cebola média picada
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite
- 400g de bacon
- 200g de parmesão ralado
- 6 gemas
- 1 colher rasa de sobremesa de pimenta-do-reino
- sal (a gosto)
Modo de preparo
- No liquidificador, bata por alguns instantes a nata, o caldo de legumes e o vinagre, até formar uma mistura homogênea. Reserve.
- Numa panela, refogue o alho e a cebola na manteiga e azeite.
- Assim que dourarem, acrescente a nata batida com o caldo de legumes e mexa até levantar fervura.
- Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e adicione o açafrão-da-terra e a pimenta-do-reino, misturando bem.
- Em seguida, adicione aos poucos o parmesão ralado, sem parar de mexer, até que derreta completamente e o molho fique bem homogêneo. Reserve.
- Fatie o bacon em tiras bem fininhas e leve para fritar em uma frigideira.
- Quando estiver bem frito e crocante, escorra o bacon e reserve sobre um prato forrado com papel absorvente. Adicione um pouco da gordura do bacon ao molho reservado.
- Quando o bacon estiver bem sequinho, separe ⅓ dele e pique muito bem. Reserve esse bacon para finalizar. O restante, adicione ao molho reservado e misture bem.
- Leve o macarrão para cozinhar em água fervente, pelo tempo indicado na embalagem.
- Quando faltar 2 minutos do tempo do macarrão, volte a panela do molho ao fogo.
- Com um pegador, transfira o macarrão diretamente para a panela com o molho. Misture bem.
- Despeje em uma travessa e acrescente as gemas, mexendo muito bem para que fique bem cremoso.
- Se necessário, adicione um pouco da água do cozimento do macarrão e mexa bem para dar ainda mais cremosidade.
- Ajuste o sal e finalize jogando por cima o bacon picado e uma pitada de pimenta-do-reino.
- Agora é só servir esse macarrão à carbonara maravilhoso. Mangia che te fa bene!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Eu FAÇO 2 baldes dessas bolinhas todo NATAL, as visitas PIRAM querendo saber a receita
Rosquinhas fritas caseiras, essa faz um SUCESSO danado aqui no bairro
Bolacha Cinco Copos: Deliciosa, Econômica e Fácil de Fazer
RECEITA MUITO ANTIGA DE BOLACHÃO DA VOVÓ
Biscoito da Paciência, fica crocante e BEM sequinho
Pão-Boleta, o MELHOR que já comi na minha vida inteirinha
Pastelzinho Coreano, faço TODA semana e o pessoal não para de ELOGIAR
Alfajor Tradicional, a galera aqui da rua pirou quando comeu
Bolinhas Marisol, eu FAÇO rapidinho e fica uma delícia sem tamanho
Pão de queijo com polvilho azedo, não murcha
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP