O caldo de mocotó, um prato típico brasileiro, é considerado um alimento nutritivo e fortificante, pois contém colágeno, proteínas e minerais. Além disso, é uma receita saborosa e reconfortante, ideal para os dias frios, que te ensinará com simplicidade,a fazer esse prato delicioso e cremoso! Confira a receita do Canal Divinas Receitas e faça o divino caldo de mocotó, que fará sucesso!
Como fazer caldo de mocotó
Para o caldo de mocotó, higienizaremos os pedaços de mocotó, colocando-os numa vasilha grande, utilizando água fervente e um pouco de vinagre para cobrir, mantendo de molho por uns minutos. Depois disso, vamos escorrer a água e passar o mocotó para uma panela de pressão, acrescentando: 1 colher (chá) de sal, as folhas de louro, 1 cebola picada grosseiramente e 4 dentes de alho picados e 2,5 L de água quente. Tamparemos a panela e vamos cozinhar por 40 minutos após pegar pressão, apagando o fogo depois disso e aguardando a pressão sair de forma natural. Finalizaremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Depois sirva e se delicie com seu saboroso caldo de mocotó!
Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.
Ingredientes da receita de caldo de mocotó
- água fervente (o quanto baste)
- um pouco de vinagre
- 1,5 kg de mocotó (pés de boi) cortados em pedaços
- 1 colher (chá) de sal + sal a gosto (para o refogado)
- 2 folhas de louro
- 2 cebolas picadas (uma picada grosseiramente e outra bem picadinha)
- 4 dentes de alho picados e 4 dentes de alho triturados
- 2,5 L de água quente ou mais, se necessário
- 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite de oliva
- 1 pimenta dedo de moça picada e sem sementes
- 1 colher (chá) de tempero baiano
- 1 colher (chá) de páprica doce
- 2 tomates picadinhos
- coentro ou cheiro-verde picado (a gosto)
Modo de preparo
- Lave bem os pedaços de mocotó, adicione-os num recipiente grande, cubra com água fervente e um pouco de vinagre e deixe de molho por alguns minutos.
- Em seguida, escorra toda essa água e transfira os pedaços de mocotó para uma panela de pressão, juntando 1 colher (chá) de sal, 2 folhas de louro, 1 cebola picada grosseiramente e 4 dentes de alho picados e 2,5 L de água quente.
- Feche a panela com a tampa e deixe cozinhar durante 40 minutos após começar a chiar.
- Após esse tempo, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente para abrir a panela.
- Ao abrir a panela, verifique se o mocotó está totalmente cozido e bem macio, soltando do osso. Se não estiver, adicione mais água quente, até cobrir novamente, voltando a tampar a panela, levando ao fogo por mais 20 minutos, após iniciar a pressão.
- Quando a pressão sair de forma natural, abra a panela e verifique se o mocotó está bem cozido. Se estiver, transfira para uma vasilha e vá soltando os ossos das cartilagens, separando-os. Descarte os ossos e reserve os pedaços das cartilagens.
- Depois, com uma concha, vá retirando o excesso de gordura da panela que ficou com o caldo.
- Na sequência, passe todo o caldo da panela para o liquidificador e adicione metade das cartilagens para bater junto, reservando a outra parte.
- Tire a tampinha pequena de cima do liquidificador, porque a mistura está bem quente e dará pressão e bata bem por 1 minuto, reservando.
- Numa panela, ponha 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite e junte os 4 dentes de alho triturados, mexendo e refogando, depois acrescente 1 pimenta dedo de moça picada e sem sementes, 1 cebola picadinha, deixando refogar e mexendo.
- Tempere com 1 colher (chá) de tempero baiano e 1 colher (chá) de páprica doce, então coloque os 2 tomates picadinhos, mexendo e refogando por 2 minutos.
- Junte o caldo batido no liquidificador e os pedaços de cartilagem reservados
- Misture tudo muito bem com uma colher de pau, prove e acerte o sal, deixando em seguida ferver por 5 minutos.
- Então adicione o coentro ou cheiro-verde picado a gosto, mexa um pouco e desligue o fogo.
- Agora você já pode servir e degustar seu maravilhoso caldo de mocotó, que fica magnífico!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Pão assado em poucos minutos e delicioso! Receita maravilhosa e econômica!
Croquete de Feijão: Depois que eu aprendi essa receita, eu só faço dessa forma
Jantar para uma semana! Faço uma vez e como os 7 dias! Para reduzir medidas! Duvido você enjoar!
Aprenda a preparar um irresistível bolo de berinjela sem farinha de trigo
Pavê de Bolacha Maisena: Uma Delícia Tradicional
Pernil assado douradinho, fica incrivelmente suculento
Aplique isso e acabe com as formigas: nunca mais veja esses insetos em casa ou no jardim
Sem forno! A famosa sobremesa que está enlouquecendo todo mundo! Com apenas 1 ovo!
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP