
Faço questão de compartilhar essa receita de Bacalhau com Natas que achei em no diário da minha avó, uma mineira arretada que cozinhava demais, tudo que ela fazia era maravilhoso, saboroso, de encher a boca de saliva, nunca provei nada dela que não fosse extremamente delicioso. Faço questão de compartilhar essa receita fácil com vocês para que ela seja sempre lembrada.
Ela sempre fez questão de usar ingredientes simples e econômicos, isso nunca diminuiu o sabor de suas receitas, hoje faço essa receita de Bacalhau com Natas sempre, todo mundo é apaixonado por ela. Fiz alguns ajustes para deixar mais saborosa mas sem perder a originalidade, é receita padrão da roça, faça e se prepare para receber uma chuva de elogios.
Receita de Bacalhau com Natas
Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque e ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.
Ingredientes:
Para o bacalhau
- um fio generoso de azeite de oliva
- 4 folhas de louro
- 3 cebolas médias em meias-luas finas
- 4 dentes de alho amassados
- 500ml de leite (para o cozimento do bacalhau)
- 700 g de bacalhau em postas dessalgado
- 4 batatas cortadas em cubos
- óleo o quanto baste (para a fritura)
Para o molho bechamel
- muçarela ralada grosseiramente ou farinha de rosca (para finalizar)
- ½ pacotinho de queijo parmesão ralado (25 g)
- 300 g de creme de leite fresco ou de lata (se for usar o de lata, leve à geladeira e após gelar, faça um furo na lata, escorrendo o soro antes de utilizar)
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento (50 g)
- sal, pimenta-do-reino e noz-moscada (a gosto)
- suco de 1 limão espremido
- 2 gemas de ovos
- 800ml de leite integral
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 2 colheres (sopa) de manteiga (50 g)
Modo de preparo
Do bacalhau / finalização
- Aqueça uma panela no fogo com 500ml de leite e depois junte 700 g de bacalhau em postas dessalgado, 4 dentes de alho amassados e 2 folhas de louro, deixando cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.
- Enquanto isso, após higienizar 4 batatas, descasque-as e corte no sentido do comprimento em filetes e depois em cubos.
- Aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo, adicione uma porção dessa batata e deixe fritar, mas não ao ponto de dourar.
- Nesse meio tempo, corte 3 cebolas médias em meias-luas finas ao meio e depois em meias-luas.
- Em outra panela, aqueça um fio generoso de azeite de oliva, acrescente essas cebolas cortadas em meias-luas e 2 folhas de louro, refogando até elas murcharem e ficarem translúcidas. Nesse ponto, desligue o fogo, tire as folhas de louro e reserve.
- Quando as batatas começarem a querer dourar, retire-as com uma escumadeira e passe para uma vasilha forrada com papel-toalha, reservando.
- Prepare o molho bechamel e depois desfie o bacalhau, reservando-o.
- Com o molho bechamel pronto, na panela com as cebolas, adicione o bacalhau que você desfiou e reservou, juntando também as batatas fritas, temperando com sal e pimenta-do-reino a gosto, misturando delicadamente para incorporar.
- Despeje essa mistura de cebolas, bacalhau e batatas numa travessa, cubra com o molho bechamel e finalize com muçarela ralada grosseiramente ou farinha de rosca, se preferir.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C, por cerca de 30 minutos ou até o queijo gratinar.
- Retire, sirva e delicie-se com seu fantástico bacalhau com natas! Bom apetite!
Do molho bechamel
- Coloque uma panela no fogo com 50 g de manteiga e, quando derreter, inclua 50 g de farinha de trigo sem fermento, deixando fritar, misturando com um fouet.
- Entre gradualmente com 800ml de leite integral, sempre misturando com o fouet, até obter um creme liso e homogêneo, começando a ferver.
- Nesse ponto, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto, misturando novamente e deixando cozinhar em fogo de médio a baixo por 10 minutos.
- Desligue o fogo do molho e prepare uma base.
- Para isso, coloque numa tigela, 2 gemas de ovo, juntando o suco de 1 limão espremido, misturando com o fouet.
- Entre com 1 colher (sopa) de mostarda e ½ pacotinho de queijo parmesão ralado, misturando tudo.
- Na sequência, despeje essa mistura da tigela na panela do molho, que está com o fogo desliado, agregando também, 300 g de creme de leite fresco ou de lata (se for usar o de lata, leve à geladeira e após gelar, faça um furo na lata, escorrendo o soro antes de utilizar). Reserve.
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Pão de Cristo Caseiro: Macio e leve como uma nuvem
Bolinho Vira-Vira: Aprendi essa receita com a minha avó e nunca mais parei de fazer
Essa é a sobremesa de Páscoa que já está fazendo sucesso na internet
Ovo de Páscoa na travessa, uma delícia que minha vó faz todos os anos, virou tradição.
Nossa, você vai querer fazer essa receita de batata todos os dias! Simples, barata e deliciosa!
Palitinhos de Nata que derretem na boca: Uma receita simples e deliciosa
É Simples e Fácil! Pudim de Pão da Vovó com gostinho de infância
O padeiro famoso aqui do meu bairro me passou essa receita, surtei quando vi como faz
Não me canso de fazer essa sobremesa! É fácil e leva poucos ingredientes
Ovo de Páscoa na Travessa: Uma sobremesa cremosa e deliciosa que não pode faltar na sua Páscoa
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP