Pular para o conteúdo
Início » Lanches » Empadão de frango com catupiry fácil e delicioso o melhor lanche para toda a família

Empadão de frango com catupiry fácil e delicioso o melhor lanche para toda a família

  • por

Ninguém vai resistir se você preparar esse espetacular empadão de frango! Com uma massa podre que desmancha na boca e um farto recheio de frango com requeijão cremoso, ele é fácil de fazer e fica simplesmente divino! Não perca tempo, confira a receita do Canal Leodenice Camargo e faça hoje mesmo o incrível empadão de frango, que vai conquistar a todos!

Como fazer empadão de frango

Para a receita de empadão de frango, vamos iniciar pelo cozimento do frango, num caldo temperado e depois faremos o recheio, seguindo corretamente a sequência do passo a passo, levando para esfriar na geladeira. Para a massa do empadão, utilizaremos: farinha de trigo, margarina, gemas de ovos, sal e um pouquinho de água, se necessário. Seguiremos também as orientações do passo a passo para o preparo, deixando que esfrie na geladeira. Depois faremos a montagem do empadão, vamos levá-lo para assar, deixar amornar para depois desenformar, servir e saborear seu magnífico empadão de frango!

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Ingredientes da receita de empadão de frango

Para o caldo de frango

  • um fio generoso de óleo de soja
  • 1 pitada de colorau
  • água o quanto baste
  • 3 dentes de alho ralados
  • sal (a gosto)
  • 1,5 kg de filé de peito de frango
  • 1 tablete de caldo de galinha 
  • ¼ de talo de alho poró picado
  • 3 talos pequenos de salsão
  • 1 cebola média picadinha
  • 1 cenoura em tiras

Para o recheio de frango

  • 4 dentes de alho ralados
  • um fio generoso de azeite
  • o peito de frango picadinho que preparamos
  • 1 cebola grande picada 
  • 3 conchas de caldo de frango (separado anteriormente)
  • requeijão cremoso
  • 1 lata de milho-verde em conserva escorrido

Para a massa

  • 500g de margarina em temperatura ambiente
  • 4 gemas de ovos 
  • água caso necessário
  • 1 colher de (chá) de sal
  • 900g de farinha de trigo 
  • gema de ovo para pincelar

Modo de preparo

  1. Para o caldo de frango, no qual iremos cozinhá-lo, aqueça óleo numa panela de fundo grosso e doure os filés de frango de todos os lados, por cerca de 10 minutos. Depois transfira para uma vasilha, tempere com sal e reserve.
  2. Na mesma panela usada para dourar o frango, adicione mais um pouco de óleo e refogue a cebola, sem dourar muito, depois o alho, o alho poró, a cenoura, o salsão e o caldo de galinha, mexendo com uma colher de pau e refogando.
  3. Volte os filés de frango reservados para a panela do refogado, cubra com água, acrescente o colorau e cozinhe até ficar macio.
  4. Na sequência, escorra o caldo do frango e reserve-o para utilizar no recheio do frango e em outra receita, se desejar, assim como a cenoura e demais ingredientes. 
  5. Corte o frango em pedacinhos, pulsando-o no processador ou manualmente, neste caso sempre no sentido contrário da fibra, para não ficarem fiapos e sim, pedacinhos.
  6. Agora para o recheio de frango, na mesma panela usada anteriormente, adicione azeite, aqueça, junte a cebola e refogue, acrescentando o alho e um pouco mais de azeite, refogando. Se desejar, coloque os pedacinhos de alho e cebola do cozimento do frango.
  7. Junte o frango picadinho, misture e refogue, acrescentando também 3 conchas cheias do caldo do cozimento do frango e o milho-verde. Prove e acerte o sal, se for preciso. Esse recheio não pode ter líquido sobrando, precisa ficar sequinho para não desandar a massa depois. Passe para uma vasilha e leve à geladeira para esfriar.
  8. Para a massa do empadão, coloque a farinha de trigo numa bancada limpa, abra uma cavidade no centro e adicione a margarina e o sal e com as pontas dos dedos forme uma farofa. Se preferir, pulse ligeiramente no processador ao invés de fazer manualmente.
  9. Adicione as gemas e misture amassando para formar uma massa, mas sem sovar muito. Se necessário, coloque só um pouquinho de água, se já estiver obtido uma massinha não precisa.
  10. Transfira a massa para um saco plástico culinário ou outro limpinho, feche bem e leve à geladeira.
  11. Quando a massa e o recheio estiverem frios, faça a montagem do empadão, adicionando parte da massa ente dois plásticos e abrindo com um rolo, conforme a forma que você irá utilizar, que pode ser de alumínio, de aro removível ou refratário de vidro.
  12. Forre o fundo e as laterais da forma escolhida com a massa, adicione o recheio frio, acrescente generosamente requeijão cremoso por cima do recheio.
  13. Abra da mesma forma a outra parte da massa, cubra a forma com ela, alise e ajeite bem, tirando as rebarbas e pincelando com gema de ovo. Se desejar, faça tirinhas com a sobra da massa e disponha por cima da torta, formando um quadriculado para enfeitar. Não se esqueça de pincelar com gema.
  14. Leve o empadão à geladeira para gelar bem.
  15. Depois disso, leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta para assar por cerca de 25-35  minutos, até a massa ficar firme e dourada. Esse tempo de forno pode variar, dependendo do fogão.
  16. Retire, aguarde amornar por cerca de 20-30 minutos para depois desenformar.
  17. Sirva e se delicie com seu irresistível empadão de frango! Bom apetite!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Bolinho do Garfo, minha família ficou MALUCA de tão deliciosos que são

Bolinhos de maçã ( SEM FORNO ) que faço em 5 minutos, não sobra nada aqui em casa

Pão de queijo com polvilho azedo, não murcha

Bolinho de Abobrinha, não tem COISA melhor para o jantar

Os famosos biscoitos SEM FARINHA que derretem na boca

Sem carboidratos, sem farinha, açúcar ou leite: 4 ingredientes, fácil, delicioso e nutritivo

Belisquinho de vó, todos que comeram repetiram! Desmancha na boca

Receita ANTIGA de biscoitos, é igual um TESOURO perdido

Bolinho da Dinda, o bolinho mais delicioso da face da terra

Se você tiver 3 batatas e 1 ovo, a receita que eu gostaria de ter descoberto antes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *